Estaríamos emburrecidos pelas máquinas?

E aí pessoal! Hoje publico pra vocês meu novo artigo. Um texto sobre as vantagens da era digital e as possíveis consequências.
Sejam pessoas boas e leiam até o fim !!! E obrigada pelos acessos. Fereh.

A tecnologia, os computadores, as máquinas e aparelhos em geral nos trouxeram muitos e grandes avanços. Melhoraram o acesso à informação, comunicação e transmissão dessa informação. Na medicina nem se fala. Os avanços, os benefícios e as descobertas de novos medicamentos e cura para doenças são em grande parte positivos. Evoluímos, e mais um pouco, e…?

E daí que tem o outro lado. Muito presente no cotidiano de cada um e bastante atual também são as consequências negativas de toda essa facilidade de cliques e botões. Impossível não notar o quanto tanta facilidade nos fez acomodar. Hoje você digita o texto no computador e o programa de textos corrige para você, percebe as falhas. Claro que um computador não faz com que escrevamos bem, mas o automático sistema das coisas faz até a nossa atenção de se acomodar.

Os controles remotos, os brinquedos eletrônicos, os eletrodomésticos e tantas coisas mais, nos convidam a ficar mais em casa, a mover menos músculos para cada tarefa, a não mover quase nenhum para acessar um mundo inteiro de imagens, sons e dados. Bom, não é? Depende. Se percebermos que o “ficar mais em casa” pode ser entendido como menos atividades físicas, menos passeios, menos ’olhar o entardecer’, menos reuniões em família, visitas aos amigos, menos ar puro, enfim menos vida real.

Nós esquecemos do número de telefone dos amigos e familiares porque nos habituamos a olhar na agenda do celular. Nos esquecemos muitas vezes de nomes de pessoas, músicas, mas não há razão para preocupação, os sites de buscas nos devolvem a memória em poucos segundos com a informação. Sempre ouvimos que crianças já brincam pouco fora de casa, no quintal, e é culpa da violência. Mas creio que seja até um ponto apenas. Tem muita criança que troca um campeonato de vôlei ou futebol por 3 horas seguidas na Internet. Que não sabe o que é “brincar de esconde-esconde” ou quebra-cabeças.

Será que além da pouca utilização de nossos cérebros, estamos também atrofiando os músculos? Somos mais informados e atualizados e menos relacionados? Parece saudosismo, mas é uma constatação de que ganhamos por um lado e perdemos por outro na era digital. Daqui a pouco os filhos vão pedir mesada aos pais por e mail, os chefes conhecerão mais os funcionários por perfis em sites na Internet, do que presencialmente e se bobear após um deslize ou uma ofensa a alguém as pessoas tentarão mais que depressa desfazer e usar o “control Z”!
Fernanda Rocha

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigo e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

13 respostas para Estaríamos emburrecidos pelas máquinas?

  1. Ana disse:

    Já comentei pessoalmente…mas vale um comentário virtual também! ;D
    Adorei o artigo e concordo com tudo! =D Não existem mais cartas, bilhetes ou recados…agora é tudo pela agenda do celular ou sms…Não existe mais conversa fora no bar da esquina, agora é chat via msn…Não existe mais cinema com pipoca e guaraná, agora baixa-se o filme e pronto. Sem risadas, sem piadas fora de hora, sem cócegas, sem nada..bem mais tranquilo, mas beeem menos divertido! ;D
    beijos fer..bom início de semana chuvosa!

  2. Fereh disse:

    Gostei! Bem lembrado sobre cartas e bilhetes.
    Quase ninguém mais envia.
    Tenho caixas com minhas cartinhas todas guardadas!

    Pessoal…enviem-me cartas.

  3. Patrícia disse:

    Nossa Fe..Parabéns adorei o artigo.
    Realmente o mundo virtual nos trouxe muitos benefícios mais também acaba nos distanciando das pessoas..nos aniversários então ninguém mais te liga é so um recadinho no orkut e deu afff

    Saudade dos velhos tempos :(

  4. Gabriela disse:

    oi Fê, vc tem razão as pessoas estão emburrecendo apesar do maior acesso às informações. Hoje tudo fica mais fácil com um ctrl+c ctrl+v. Na minha época, era tudo feito á mão e copiado da barsa. pelo menos a gente aprendia

  5. Nando velho disse:

    É verdade… informados e atualizados e menos relacionados? acaba perdendo a simplicidade.. As pessoas não demonstrão tanto um sentimento pessoalmente pela facilidade de mandar um torpedo! e olhar nos olhos? como fica?
    rsrs
    Adorei o Artico tbm fereh…
    muito muito bom…

  6. vilmarrsjr disse:

    É pra pensar, mas ainda acho que traz muito mais vantagens e facilidades do que coisas ruins.
    Sempre penso que vai de cada um o uso que se faz das coisas e, no caso de crianças, é responsabilidade dos pais.
    Eu não vivo sem computador e internet, mas não troco uma oportunidade de estar com as pessoas que amo por nada. : )

    Nice post (Y)

  7. Raquel disse:

    Ei Fernanda, primeiramente um grande beijo…
    Pois é, essa é a nossa realidade, me sentia muito careta, por às vezes nao saber enviar tao rápido um sms, ou ter um pouco de preguica por ter que acessar o orkut, gosto mesmo é de ligar para os amigos, ouvir a voz, poder escutar os risos ou até mesmo um desabafo, isso naturalmente quando nao posso me encontrar pessoalmente.
    Obrigada voce me fez sentir que, mesmo nao estando tao moderna, ainda consigo resgatar alguns hábitos saudáveis, mesmo vendo que meus próprios filhos gostam (ou até mesmo tentam) passar horas na frente da tv ou internet, cultivo neles o hábito da leitura, o qual para minha surpresa eles adoram, procuro sempre relembrar a minha infancia,contando como e com que eu brincava quando era pequena,com o intuito de provocar neles a curiosidade de buscar brincadeiras simples mas saudáveis.
    Saudades!!!!
    Um grande abraco, e continue assim….sucesso….
    Raquel

  8. Oi Fernanda! legal teu blog, parabéns!!!
    Concordo com o seu texto, mas como em tudo, tem prós e contras tbém ..
    acho q a tecnologia deixa as pessoas com preguiça de pensar, mas do contrário, dá muitas oportunidades tbém. Quantos talentos hoje são descobertos por vídeos e conteúdos postados na internet? Imagina só se Michael Jackson iria imaginar q seu velorio teria ingressos sorteados pela internet?

    bjinhos… e sucesso!

  9. Fê Marks disse:

    Oie Fereh!
    Adorei seu blog e seus textos.
    Quanto ao último texto, é triste admitir mas a tecnologia já esta atrofiando nossos cérebros.
    Sucesso mana.
    Beijão.

  10. Cristian de Bona disse:

    Feee
    muuito bom o que tu escreveu!!
    parabeens pelo texto!
    realmente concordo que a era digital nos traz grandes mudanças para melhor (acomodação, praticidade), principalmente na área da saúde, onde os avanços tecnologicos permitem um diágnóstico mais correto e um tratamento mais adequado.
    mas também há o lado ruim, como tudo que existe.
    O lado da ‘substituição’, também por parte da gente, mas cada vez mais pelas crianças, de coisas ‘naturais’ em troca da tecnologia.
    hoje em dia, tem criança de 6, 7 anos com orkut já, falando de namorar.. não querem mais saber de bonecas ou carrinhos. somente computadores e video games. =)

  11. Ana Raquel disse:

    Fê querida,
    Belo artigo! Usar a tecnologia a nosso favor, mas sabendo que cara a cara é muito melhor!
    Estou virando frequentadora desse site.
    Beijos

  12. Dalton J. Tancredo disse:

    Muito interessante e bem lembrado!

    A Revolução Digital e da Informação mudaram nossas vidas para sempre, e o interessante é que não é primeira e nem será a última das Revoluções Humanas!

    Voltando um pouco no tempo, lembramos da Revolução Industrial, que criou um mundo no qual todos os laços sociais existentes até então se desintegraram, exceto os laços entre o ouro e o papel-moeda!

    Voltando mais alguns séculos, lembramos da invenção da Agricultura, onde o homem que antes passava a vida desbravando o mundo, dormindo sempre em um local diferente e interessante, passou a viver no mesmo local, tendo que apreciar a mesma paisagem todos os dias! Que tédio!

    Bom, mas o que importa é sabermos conciliar os acontecimentos, usufruindo das vantagens e descartando as desvantagens de cada Revolução!

    Isso ai!

  13. Pingback: Artigo: Estaríamos emburrecidos pelas máquinas? | Portfolio da Fernanda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s