Texto da Ana no Blog da Fereh

Maria Joaquina ou João Gabriel ?

“Crescei-vos e multiplicai-vos”. Este com certeza é um dos mais famosos conselhos divinos, talvez fique atrás apenas do “amai ao próximo como a ti mesmo”. Temos que admitir que o primeiro é seguido a risca por boa parte da população mundial, já o segundo anda um pouco esquecido. Mas também, foi dito faz tanto tempo que não há memória que resista! O fato é que as pessoas se multiplicam e os nomes delas também, no maior estilo Maria do Bairro. Tem Ana pra tudo: Ana Paula, Ana Carolina, Ana Clara, Ana Luiza..Ana isso e Ana aquilo. E tem Luís pra quem quiser também: Luis Carlos, Luis Alberto, Luis Henrique, Luis Paulo…E a lista poderia não acabar por aqui.

Duplicar o nome pode até ser simpático e soar como algo mais nobre, mas a verdade é que traz o maior desgaste. Ninguém sabe muito bem como te chamar se de Maria ou de Luiza, de João ou de Paulo. E nunca, em hipótese alguma, será chamado pelo nome completo. Nunca foi um pouco de exagero, quem tem nome duplo lembra disso nas horas de chamada no colégio e de bronca dos pais. E só.

Pessoas com nomes solitários devem ter pais mais decididos. Porque os nomes duplos surgem, normalmente, da seguinte situação: a mãe gosta de Pedro e o pai de Henrique, pronto o bebê já tem um nome. Combinam-se os gostos, ninguém fica triste e o coitadinho do Pedro Henrique viverá para sempre sendo PH.

Duplos ou não, escolher nomes é sempre muito complicado. São tantas opções e todos tão bonitos. Às vezes, é impossível não recorrer aos nomes compostos. E que seja feita a vontade dos pais e que seja dado paciência aos filhos. Porque nome é pra vida inteira, família também e os apelidos estão ai para quem quiser usá-los. Afinal Carlos Eduardo é Cadu, Maria Luiza é Malu, Ana Carolina é Carol….

(Ana Gabriela Ceron)

*A que tem um belo nome composto e um texto excelente.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigo e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s