“cada vez mais down no high society…”

foto: divulgaçãoHoje trago mais um texto da minha amiga jornalista, Ana Ceron!

Eu adoro essa crônica da Ana. Um dia a professora dela pediu (em épocas de faculdade obrigatória): façam um texto sobre a ‘expedição’ de Terráqueos ao planeta Marte. Na verdade o envio da sonda Fênix.

A Ana escreveu e ficou assim, confira!

Alô alô, marciano..

Estou preocupada com os nossos “vizinhos” marcianos. Esta semana a Nasa mandou uma sonda, chamada de Fênix, para vasculhar o planeta vermelho e descobrir alguma coisa: água, ouro, pedra ou vida. Já pensaram se a Fênix descobre alguém por lá? A tranqüilidade marciana está com os dias contados!

Em pouco tempo a Terra enviará excursões para lá, com máquinas fotográficas, músicas repetitivas e crianças gritando. Marte provavelmente ganhará uma sede da TV Globo, da Google e do Mc Donald’s; que serão a sensação dos turistas terráqueos nas suas viagens de lua de mel ou de 15 anos. Pobres marcianos! Já não basta levar a culpa por qualquer luz piscando no horizonte, ainda são obrigados a “nos engolir”. Quanta arrogância terrestre!

Ainda não estou convencida da importância desta grande expedição interplanetária, que eu saiba existem lugares mais próximos que necessitam de missões terrestres. Lugares menos quentes do que Marte, menos enigmáticos, mas bem mais humanos, bem mais carentes. Os moradores da humilde Terra, seres dotados da incrível capacidade de destruir as coisas, já têm um planeta para recuperar, uma Amazônia para preservar e mais de 6 bilhões de pessoas para cuidar e conscientizar. Será que dão conta de dois planetas?

Que eu saiba, os marcianos sempre ficaram na deles, até passearam por pela Terra, mas nada de sondas. Tudo muito respeitoso, cada um na sua – eles parecem levar a sério a política da boa vizinhança. Deveriam avisá-los do perigo terráqueo, dos danos que podem causar. Marte vive tão bem sem carros, avenidas, prédios, lixo nas ruas e palavrões. Sem filas no banco, poluição sonora e baile funk. Definitivamente, eles vivem muito bem sozinhos.


Caso algum marciano esteja lendo esse texto, por favor avise seus conterrâneos para que se escondam, procurem abrigo e em nenhum momento cruzem o caminho da Fênix. Essa sonda, como nome de pássaro, pode acabar com a paz marciana, com o doce silêncio do universo; trará informações comemoradas na Terra e nada agradáveis para vocês. Os humanos podem até parecer engraçadinhos, com tantos dedos e um rosto tão diferente, mas somos prejudiciais à saúde marciana e à terráquea também. Cuidado! Ah! Aqui quem fala é da Terra.

(Ana Ceron)

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigo e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para “cada vez mais down no high society…”

  1. juraci disse:

    Gostei de sua criatividade e inventividade.
    Seu afã observativo e critico quanto a preocupação
    da preservação do universo e em relação aos seres sem consciencia ecológica, valeu. Qualquer dia destes a ONU te chama para colaborares em ambito mundial em defesa da nossa Terra tão maltratada, pelos seus habitantes confusos e perturbados pois desconhecem os reais valores terrestres,por isto se vangloriam em destruir.
    um abraço.

  2. Fernando Lago disse:

    HUAHAHAU

    Curti muito essa crônica!

    Ainda essa semana Ademar Bogo falava aqui sobre os EUA terem potencial atômico para destruir o mundo 66 vezes… Acho que como só temos um, talvez seja esse o interesse deles, acharem outros 65 que possam ser destruídos…

    Depois de que já têm(os) feito sem armas atômicas imagine com elas…

  3. Andy disse:

    Nossa, a Ana dá uma excelente cronista, adorei!! Vou usar com meus alunos, com certeza (permiso, Ana?). Ainda mais que no PROJOVEM estamos trablhando essa temática!! Tá massa o blog, Fereh!!

    Upas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s