Fragmentos de Memória Cheirosa

mãe limpar pele

Fragmentos de memória cheirosa

Não é coisa que se deva sentir admiração. Mas eu achava muito interessante a forma como ela lia as bulas de remédio. Depois de alguns anos e remédios repetidos, não era difícil saber exatamente de que lado do gigantesco texto de letras mínimas, se deveria ler. – Filha, leia pra mim essa bula. Sabe onde tem escrito posologia? Leia onde diz, posologia. E eu depois de um tempo que parecia muito longo, achava a tal palavra incomum.

E nas noites em que éramos três. Era mil novecentos e algo assim e me lembro bem dos doces. Mas não dos doces oficiais, no armário. Eu falo dos doces de guarda-roupa! Geralmente caixas de bombom guardadas lá no alto. Íamos nós três deitar (eu, irmã e mãe), dar risadas pra então dormir. Mas a mãe já nos dizia: – Não mexam na caixa de bombom. É presente pra bisavó de vocês. E cinco minutos passavam e ela, a mãe, outra vez dizia: – Ah, vamos abrir? Depois compro outro pra ela. A gente ria e comia.

Mas não vejo aqui na minha prateleira de memórias de infância, nada mais marcante e nítido do que aquela espera. A espera, que era minha, pra que ela saísse do banheiro. Aqueles minutos à noite eram mesmo imensos. Como assim “vou limpar a pele”?  Mas e ela já não era limpa? E desde quando pele de mãe é suja? – Filha, eu tenho que limpar a pele do rosto antes de deitar! Espera que já vou. E eu ficava imaginando o que será que ela tanto passava no rosto? Esse abre e fecha do armarinho de espelhos do banheiro… Interminável.

Aí ela vinha e dependendo do rodízio combinado, seria meu dia de dormir com ela. Era quando eu pensava que a demora não tinha sido assim tão mal.
Como ela vinha cheirosa daquele banheiro! Eu não tinha, naquele tempo, noção do que eram cremes , colônias ou outros afins. Só sabia que gostava muito daquela hora do “indo dormir”.

E ela tinha sempre à mão uns três ou quatro dos “nossos” gibis. Ou uma revista dessas de adulto mesmo ou um livro. Eu ficava espiando enquanto lia alguma coisa também. Eu a espiava lendo o livro tão longo, ou ficava ouvindo o barulho que se faz quando se morde um pêssego, mastiga e engole. Só lembro que era bom, seguro e muito cheiroso. E isso tudo podia ser em uma noite só, quando éramos três.

Fereh Rocha

fragmentos de memória cheirosa

Anúncios
Esse post foi publicado em Crônica e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Fragmentos de Memória Cheirosa

  1. Natalia Rocha disse:

    Muuuuto bom! Nossa…deu pra lembrar de tanta coisa…
    Uns 5 gibis sempre derrubados do lado da cama na manhã seguinte…os 40 batons no armarinho do banheiro…a caixa de bombom da pobrezinha da bisa hahahaha…adorei! Boas lembranças, parabéns!!!

    • Fereh disse:

      Que bom que gostou honey!
      Pra nós fará muito mais sentido, com certeza.
      E olha que nem falei das penas..malditas penas (do penório)!

  2. Ines mamis disse:

    Meeeu Deeeeus do céeeeeeu! que memória vc tem minha filha… vc descreveu cada detalhe com uma riqueza…e eu aqui agora vendo e lendo o q passava na cabeça d uma criança.Se eu já limpava a pele; q bom né,rssss! e os livros, revistas e gibis…sempre presentes na nossa vida. Filha, vc me descreve como leitora,cheirosa e gulosa….e é exatamente assim q ainda sou! leitura é …minha paixão, perfumes…não vivo sem eles; e a gula antes d dormir…kkk…! marca registrada d Rosane!Esse é o mais fiel escrito sobre nossas longas noites d festa; e a bisa q me desculpe; mas acho q quase nunca chegou a comer os bombons, rsss!Amei!!

    • Fereh disse:

      Hehe Que bom mãe!
      Que gostou, que te ajudou a recordar mil coisas boas.
      Que esse seja só mais um fiel escrito nosso de muitos!
      Porque – sorte a nossa – temos outras várias doces e cheirosas memórias em família.
      Beijos!

  3. Aline disse:

    Que lindinho!!

  4. Pri disse:

    Doces lembranças da infância. Lindo texto!

    Beijokas

  5. Fereh disse:

    Oi Pri! Que bom que gostou.
    Obrigada doce de guria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s